A importância do alongamento na quarentena

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Dez exercícios para jovens e idosos fazerem em casa durante a quarentena
O ideal é pelo menos alongar os músculos 3 vezes por semana. (Fotos: iStock)

 

Num momento em que grande parte dos brasileiros estão em casa, como recomenda a Organização Mundial de Saúde como medida para a prevenção do Covid-19, a prática de exercícios físicos e o alongamento são essenciais para evitar o sedentarismo, que dentre outros efeitos causa: obesidade, aumento do colesterol, atrofia muscular, problemas cardiovasculares, diabetes, entre outros.

O alongamento realizado de maneira regular apresenta benefícios para as pessoas que estão em período de isolamento e muito tempo paradas. O alongamento aumenta a flexibilidade muscular, a amplitude dos movimentos, a redução da tensão muscular, auxilia no equilíbrio geral e ajuda na coordenação.

O professor de educação física Robson Molina, do Projeto Saúde em Movimento, da vereadora Daniela Hall salienta que: “Nesse momento de isolamento social, trabalhando em casa e com todas as preocupações que temos, acabamos provocando uma tensão que não é nada boa para a nossa saúde. A realização de um bom alongamento provoca o relaxamento do músculo, o que aumenta a circulação da musculatura, evitando fadiga e favorecendo o bem-estar necessário ao corpo”. 

Mesmo nos dias em que não fizer exercícios físicos, os alongamentos são essenciais para o bem-estar. Sessões de alongamentos são muito úteis e devem exigir das diversas partes do corpo. Para quem fica muito tempo sentado, são importante os movimentos que alongam a musculatura posterior do corpo.

 

[Pessoa se alongando na sala de estar
Crédito: Getty Images

 

Qual a maneira correta de se alongar?

  • Realizar o alongamento de forma lenta e suave;
  • Manter o alongamento por 30 segundos;
  • Respirar conscientemente durante o alongamento;
  • Alongar sempre os dois lados do corpo;
  • Alongar diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana;
  • Estar em um ambiente tranquilo e espaço adequado (plano).

 

Alongamentos que você pode fazer sozinho:

 

Puxe o pé para trás para alongar a região anterior da coxa (quadríceps)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoie na parede dobrando a perna da frente e alongando a perna de trás para alongar a região posterior da perna

 

 

Flexione a coluna para frente tentando alcançar o chão para alongar a região posterior da coxa

 

 

Com a mão, puxe a cabeça para o lado e para frente, alongando os músculos da região do pescoço

 

 

Levante o braço e com a mão contrária, puxe pelo cotovelo para alongar a região posterior do braço

 

 

Levante o braço e incline para o lado contrário e depois junte as mãos e puxe para cima para alongar os músculos da região do tronco

 

 

 

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Gustavo Borba

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Amandinha
12/08/2020 9:54 pm

um hábito bonito e que sempre dei exemplo, orou=alongou=meditou
Luz p’ra nós!

Ana Paula
12/08/2020 9:09 pm

Gratidão pela matéria, são movimentos simples que faz toda diferença em nosso corpo. Luz p’ra nós!

Jonathan Muniz
12/08/2020 9:41 pm

Luz p’ra nós!

Silvia Cristina Rodrigues
12/08/2020 9:46 pm

Verdade ,muito importante mesmo se alongar. E nos esquecemos de fazer! Luz p’ra nós

Márcio Henrique
12/08/2020 10:14 pm

Luz pra nós!

Luiz Cláudio
12/08/2020 10:31 pm

Luz p’ra nós!

12/08/2020 10:45 pm

Tenho o hábito de fazer alongamento todos os dias, o dia q eu não faço jah fico todo travado sem os músculos descontraídos. grato irmão 🙏🏻 Luz p’ra Nós 🍎

hebert silva
12/08/2020 11:00 pm

luz pra nós!

Tatta Amanda
13/08/2020 12:31 am

Maravilha de post!
Luz p’ra nós.

Eduardo Donald
13/08/2020 8:32 am

boa maninho, bora mexer o esqueleto!

Shirley 666
13/08/2020 10:07 am

Tomar vergonha na cara e sair do sedentarismo.
Luz p´ra nós!

Leonardo Moreira
13/08/2020 2:22 pm

Já fiz alguns hoje de manhã.
Preciso me exercitar mais também!

Bruna Sollara
13/08/2020 2:32 pm

Não tenho esse hábito mas pretendo ter
Luz p’ra nós!

Lin de Oliveira
13/08/2020 2:49 pm

Luz p´ra nos …

Williams Rodriguez
13/08/2020 10:32 pm

No início eu não praticava. Mas depois eu comecei a diferença é enorme.Um simples alongamento melhora a qualidade de vida.

Jeferson Vinicio
14/08/2020 12:46 am

bom post para relembrar a importância de manter o movimento do corpo, Luz p’ra nós!

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